domingo, 8 de março de 2009

Desfrutando a vida com Ele.



Aos alunos do 9º ano A, B e C.

1 - Ler o texto abaixo e fazer um comentário sobre o que entendeu no blog, deixando nome e série ou no caderno.



PESSOAS CALMAS TÊM MENOS RISCO DE DEMÊNCIA


Pessoas mais relaxadas e sem propensão a se estressar podem ter menor probabilidade de desenvolver demência, de acordo com estudo divulgado na revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia. A pesquisa envolveu 506 idosos que não sofriam de demência ao serem examinados inicialmente. O grupo recebeu questionários para apurar detalhes sobre sua personalidade e estilo de vida. O estudo concluiu que pessoas mais calmas e relaxadas têm 50% menor risco de desenvolver demência em comparação às pessoas com tendência a se estressar. Os participantes foram acompanhados por seis anos e, durante esse período, 144 deles desenvolveram demência. Nos questionários entregues às pessoas que participaram da pesquisa, as questões relativas à personalidade identificaram pessoas com diferentes graus de estresse. Também foi avaliado o nível de extroversão no diálogo com outras pessoas.Atavés de análises das respostas, os cientistas constataram que as pessoas que não se estressavam com facilidade eram calmas e satisfeitas, enquanto que as que se estressavam facilmente eram emocionalmente instáveis, negativas e ansiosas. Os extrovertidos receberam uma pontuação mais alta no questionário e eram socialmente ativos e otimistas, em comparação a pessoas com pontuação mais baixa, geralmente reservadas e introspectivas. O questionário sobre estilo de vida determinou como cada pessoa participava regularmente em atividades de lazer e sociais. “No passado, estudos mostraram que estresse crônico pode afetar partes do cérebro, tais como o hipocampo, possivelmente levando à demência, mas outros resultados sugeriram que ter uma personalidade calma e extrovertida combinado com um estilo de vida socialmente ativo pode reduzir ainda mais o risco de se desenvolver demência”, disse o autor do estudo, Hui-Xin Wang, do Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia. “A boa notícia é que fatores ligados ao estilo de vida podem ser modificados, ao contrário de fatores genéticos, que não podem ser controlados. Mas estes são resultados preliminares, então ainda não está claro como exatamente a atitude influencia o risco de demência”, disse Wang.

(BBC Brasil)

Nota: “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:4-7). “Deixo-vos a paz, a Minha [de Jesus] paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27).
2 - Em dupla entreviste um psicólogo, médico ou pastor para saber o seguinte:
Médico: Do ponto de vista clínico, qual a importância do arrependimento ? Ajuda na saúde física da pessoa ? Como? Um ato errado não confessado (oculto) pode trazer problemas físicos? Quais?
Psicólogo ou Pastor - Do ponto de vista comportamental ou religioso, qual a importância do arrependimento? Pessoas que reconhecem seu erro e se arrependem são mais felizes e equilibradas que aquelas que não fazem? Por quê? Quais os perigos de carregar uma culpa durante muito tempo? O arrependimento produz alguma mudança mental ou no relacionamento? Qual?
3 - Colocar um verso da bíblia no caderno que fale de perdão ou arrependimento.
BOA SEMANA E QUE DEUS TE ABENÇOE!!!

15 comentários:

Gabriel Machado 9ºB disse...

pô, então muita gente que conheço vai ser retardado .. não é 100% de certeza de que eu vou ser demente porque sou nervosinho, mas é melhor se prevenir, neah!?
calminho daqui em diante.

__________//__________

Unknown disse...

prof eu entendo então preciso ser uma pessoa calma,para que mais tarde eu não tenha esse tipo de consequência.

62029983 disse...

Na nossa vida nos sempre teremos preocupaçoes,mas temos que lembrar que a vida nao e feita so de estresses,e sim de coisas boas.Entao temos que relaxar para um dia nao ficar mos doentes,ou pior ficarmos sem ninguem.

ENTAO RELAXE

Unknown disse...

Olá professor!Confesso que gostei muito desse texto.
E agora lendo isso entendo que preciso ser mais calma, pois se eu me estressar muito acabarei ficando demente, e não quero isso para mim.
E de uma coisa eu sei e todos nós devemos saber a única coisa que Deus quer pra gente é a paz, mas com tanto pecado que existe hoje fica muito difícil a gente não se perturbar com coisas bobas e até mesmo coisas que não são para gente(crianças)ficarmos preocupadas.Ma como eu e muitos outros vamos querer levar uma vida saudável,todos nó iremos fazer o possível e o impossível para não se estressarmos.
Mas não quero de maneira nenhuma ficar demente.
Que Deus te abençoe professor.
Samantha 9ºC

Unknown disse...

Há cerca a Pesquisa contradiz muitos aspectos de nosso cotidiano.Temos um dia-a-dia, conturbado e cheio de situações estressantes, estamos propensos a ter naturalmente demência, pois nossa cultura atual nos obriga de certo modo de viver de maneira exaustiva.

Matheus Hideki
9ºB
=D

Unknown disse...

Realmente, muitas pessoas hoje são estressadas (e algumas são demais). Sim, existem coisas que devemos nos preocupar, sem dúvida, mas existem coisas fúteis ou até de valor minimo que estressam muitas pessoas. Na minha opinião, além da demência o estresse pode ser a raiz de outras doenças (físicas e mentais).
Professor, muito bom esse texto...Tomara que com esse texto todos nós entendamos que de vemos ser pessoas mais calmas, extrovertidas e otimistaas =)

Arícia
9º C

Indira. disse...

Olá Professor, primeiro de tudo, bom dia!
Li o texto e fiquei impressionada; não sabia que o "estresse" podia causar até um problema mental.
Dizem que hoje em dia até as crianças estão estressadas, mas creio que são mais os adultos, pois de acordo com o tempo, as responsabilidades vão aumentando, e com isso, o adulto muitas vezes se estressa por motivos que nem são necessários.
Não estou dizendo que são só os adultos, muitos adolescentes também sofrem isso; mas isso já depende da forma que cada um leva sua vida.

Bem, por enquanto é só isso :)
(se não for pedir muito, visite o meu blog, tem um textinho sobre a amizade e gostaria muito de saber o que o senhor achou :)

Beijos, Indira 9ºano C

Marina Spricigo ~* disse...

Professor,achei muito interessante esse texto,pois as pessoas de hoje são mais estressadas,devido a correria do dia-a-dia,com pequenos acontecimentos.E com esse texto descobri que esse estresse pode causar a demência.
As pessoas mais calmas tem menas chances de ter a demencia.
Por isso o Senhor nos dá a paz,para conseguirmos ter paciência e não se estressar.Por enquanto é só.Adorei o texto.
Beijos
Marina Spricigo 9ºano C

google disse...

A coisa mais formidável é indubitávelmente a calma, porque com ela as pessoas ficam mais relaxadas.
Sobre esse tema mencionado eu não sabia, mas agora sei que devemos ficar mais calmos e menos extressados.

VICTOR - 9 ANO C.

Stephane disse...

[i]Oii professor..Beleziinha?
EntãaO,eu gostei muito da materia que você postou.Mas tem um pequeno problema,fiquei realmente preocucapa...SHUAHSUAHSA,ao meu ponto de vista mesmo isso não sendo 100% verdade,tem uma alta probabilidade de ser verdade,e sabendo que sou estressada um pouco de mais,me preocupa saber que posso ter demencia..mas com o tempo vamos tentar trabalhar a paciência,tem um ponto a meu favor as pessos simpaticas tem menos demencia.SHAUSHUAHSUHS
Entendi o recado,e foi muito produtivo para mim..daqui pra frente SEM ESTRESS ;DD

Stephane Barros 9ºC

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu concordo sim que hoje em dia as pessoas são facilmente estressadas , com os problemas da cidade , pessoal , trabalho e outros motivos.
Devemos pensar se realmente devemos nos estressar com coisas tão pequenas !!! E nos preocupar com coisas que realmente são importantes para vivermos bem!!!

Raíssa
9ºC

Anônimo disse...

Algrai-vos no SENHOR! Regozijai-vos! Tudo o que o SENHOR disse tem um propósito, por menor que seja, tem um propósito.

Deus quer apenas o nosso bem, por isso, alegrai-vos! Regozijai-vos no SENHOR, alegre-se em Deus.

As crianças de hoje, vem se estressado por causa de problemas com os pais, na escola, ou até mesmo a "era" digital! Que tipo de futuro terá essas pessoas? Devemos nos previnir com qualquer problema, e a alegria, otimismo, tranqulidade é a solução para muitos!

Alegrai-vos no SENHOR!

#Abner Arrais - 9ºA

Bruno disse...

Oi professor bele?
Quando eu li esse texto me surpreendi pois diz que as pessoas que são estressadas e nervosas ficam com probabilidade de ficarem de mentes, e isso me preocupou porque eu não ando muiito calmo por esses tempos !

"É PRECISO TER DEUS NO CORAÇÃO"

Bruno, 9ºano C

Unknown disse...

Gostei muito do texto, é bem interessante... :)

Não é de se surpreender que as pessoas calmas tenham menos risco de demência, pois quem vive estressado e se irritando por motivos bobos é emocionalmente instável e pessimista. É claro que todos nós temos problemas que nos fazem ficar preocupados, ansiosos... Mas não custa nada ser otimista e andar sempre de cabeça erguida, pois afinal quem é que vai ser feliz se a cada dificuldade achar que tudo vai dar errado?...

Uma pessoa que encara os problemas com esperança de que no final vai dar tudo certo é menos propensa a se tornar demente... Enquanto quem é negativo, reservado e se estressa com facilidade poderá trazer problemas à sua saúde...

Então RELAXE, SORRIE e SEJA SAUDÁVEL! ;D

Carolina C.
9°C